Mulheres brasileiras, venham participar do Projeto Debian!

DebianGirl.jpg

Meninas/Garotas/Mulheres de todas as idades, este é um convite especial para todas vocês!

Que tal colaborar voluntariamente com o time brasileiro do maior projeto de Software Livre do planeta? Venham aprender a traduzir, empacotar, organizar eventos e muito mais!

Um pouco sobre o Debian

O Debian é conhecido como o maior projeto de Software Livre do planeta. Para o próximo lançamento, previsto para o primeiro semestre de 2017, haverá cerca de 26.000 códigos fonte de programas, gerando por volta de 52.500 pacotes (previsão), em 11 arquiteturas oficiais (amd64, arm64, armel, armhf, i386, mips, mips64el, mipsel, powerpc, ppc64el e s390x) e outras 11 suportadas parcialmente mas não disponíveis para download em mídia (alpha, hppa, hurd-i386, kfreebsd-amd64, kfreebsd-i386, m68k, powerpcspe, ppc64, sh4, sparc64 e x32).

Assim, o Debian é, com certeza, o sistema operacional que suporta mais arquiteturas de hardware no mundo.

Como colaborar

Até outubro de 2016, de alguma forma direta e registrada, mais de 1.800 pessoas de todo o planeta contribuíram com o Projeto Debian, sem falar nas contribuições indiretas. O mais interessante é que qualquer pessoa pode colaborar com o projeto, de várias formas diferentes, desde já! A seguir, algumas das formas de colaboração:

Mais colaboração no Brasil

No Brasil, desde 2014, há um amplo movimento de captação de novos colaboradores. Desde então, a cada ano, surgiram dezenas de pessoas atuando pela primeira vez no Debian. Um dos grandes objetivos para os anos de 2016 e 2017 é aumentar o número de mulheres participando do projeto no Brasil. Que tal entrar para esse enorme projeto de Software Livre?

Se você deseja, por exemplo, trabalhar com tradução, basta enviar uma mensagem na lista de discussão dos tradutores para ser orientado sobre como fazer. Para fazer empacotamento, atividade que não requer conhecimentos sobre programação, entre na lista Debian Devel Portuguese. Também há tutoriais em vídeo na Internet.

Algumas estatísticas sobre a colaboração feminina no Debian

dw.jpg O Debian também possui o Projeto Debian Women, fundado em 2004, cujo objetivo é atrair e envolver mulheres com o nosso trabalho. Há também uma página neste wiki sobre o Projeto Debian Women.

O Debian Women disponibiliza algumas estatísticas interessantes. Esperamos que, em breve, o Brasil possa ter mais e mais mulheres envolvidas com o Debian, de forma a melhorar as estatísticas.

Se você gostou desta proposta, por favor, faça contato de alguma forma. Não deixe para depois. Geralmente, na vida moderna, quando deixamos para depois, deixamos para sempre.

Por último, divulgue esta página para as suas amigas e conhecidas que gostam de Debian e que querem novos desafios. Obrigado!

Palestra do Eriberto na Latinoware 2016

O João Eriberto apresentou uma palestra na Latinoware 2016 em Foz do Iguaçu. O arquivo da apresentação está aqui


CategoryCommunity