Traduções: Inglês Francês ?Alemão Espanhol

Selecionando o método de instalação apropriado

  1. O método usual para instalar o Debian Lenny no EeePC é instalá-lo diretamente no SSD interno com nosso ?instalador customizado conforme descrito abaixo.

  2. Se você quer instalar em um chaveiro USB ou num cartão SD/SDHC, leia este documento primeiro e então continue em DebianEeePC/HowTo/InstallOnSDcardOrUsbStick.

  3. Se você tiver necessidades específicas não atendidas pelo nosso instalador customizado, como criptografia ou acessibilidade, tente o instalador padrão.

Status de desenvolvimento do instalador customizado

O objetivo é ter um instalador debian padrão “just work”, por isso estamos gastando mais tempo e esforço para fazer isso, em vez de trabalhar em torno do problema, fazendo um monte de códigos customizados e específicos para o Eee.

Nosso instalador agora inclui o pacote non-free madwifi, sendo possível assim instalar o Debian “Lenny” no EeePC usando tanto a rede wifi quanto a ethernet. Esta versão exige menos trabalho manual para configurar o sistema após a instalação, instalando automaticamente o wifi e os pacotes ACPI. Veja DebianEeePC/FreeYourEee para o status de uma instalação completamente DFSG-free do Debian no EeePC.

Este instalador tem a opção de instalar via wireless assim como ethernet. (Open e WEP suportado até o momento) Instala o lenny com o kernel 2.6.24.Durante a instalação, o repositório debian-eeepc.net é adicionado, e ambos os pacotes para wireless e acpi são baixados no último estágio da instalação.

Nota: Quando fizer a atualização, você deve ficar de olho no DebianEeePC/HowTo/Upgrade pois vamos acrescentar aí quaisquer problemas que possam surgir conforme as coisas forem mudando nos arquivos.

Download

Você pode baixar a imagem da seguinte URL.

http://eeepc.debian.net/debian/images/debian-eeepc.img, tamanho ~16M (md5sum: http://eeepc.debian.net/images/debian-eeepc.img.md5)

Copie para seu chaveiro USB usando o comando dd

 dd if=debian-eeepc.img of=/dev/<SEU-DISPOSITIVO-USB>

Nota: <SEU-DISPOSITIVO-USB> = o dispositivo inteiro, e não uma partição (i.e. /dev/sdX e NÃO /dev/sdX1)

Você deve ter notado estar usando o dispositivo inteiro sem uma tabela de partições. Isto funciona porque a BIOS sabe como inicializar diretamente de uma partição FAT. Este modo de inicialização chama-se "superfloppy" e é suportado pela BIOS do EeePC com dispositivos USB e cartões SD.

Inicialize seu EeePC com o chaveiro USB conectado e pressione esc para selecionar o dispositivo do qual iniciar. Assim que iniciar o instalador, proceda da forma usual. Instale somente o sistema padrão, você poderá adicionar e remover o que quiser mais tarde.

Configurando o Wireless

Assim que você chegar a seção de rede, terá dois dispositivos para escolher. eth0 para sua rede ethernet e ath0 seu dispositivo wireless. Escolha ath0 e o instalador irá procurar por redes disponíveis.

Você precisará saber o ESSID de seu acces point, uma vez que o instalador não lhe dará uma lista dos disponíveis. Após entrar com o ESSID, lhe será solicitado sua chave wep se necessário. Lembre-se de usar o prefixo s: se sua chave for alfanumérica. (Nota: A versão atual do instalador não funciona com wpa, mas isso pode ser configurado após a instalação. Uma futura versão incluirá wpa no instalador.

Se ele não conseguir um endereço do servidor dhcp, você terá a opção de configurar a a rede manualmente. (Se você usa endereço IP estático para sua rede, suponho que saiba o que fazer aqui)

Possíveis Problemas

Nos testes do instalador, nota-se que às vezes ele busca um Access Point sem intervenção do usuário. Isto significa que às vezes ele pode tentar associar à um Access Point errado, e se você tiver colocado uma chave wep, então a configuração de rede irá falhar. Você tem duas opções aqui:

  1. Após a configuração de rede falhar, será mostrada a janela do debconf com várias opções de configuração da rede. Escolha "Reconfigure Wireless Network" e, em seguida escolha o modo "Infrastructure". Em seguida lhe será solicitado o ESSID e a chave wep novamente.
  2. Alternativamente, você pode alternar para o terminal e usar o iwconfig na linha de comando para definir seu ESSID e a chave wep, então execute dhclient

Particionamento e swap

Tudo bem usar ext3 como seu sistema de arquivos, o qual é o padrão. Veja http://wiki.eeeuser.com/ssd_write_limit para um argumento indiscutível de que você não irá detonar seu flash drive pela pequena quantidade adicional de escritas que o sistema de journaling fará sobre a vida útil de sua unidade. Você pode querer não utilizar uma partição swap simplesmente para economizar espaço no relativamente pequeno SSD do EeePC. ../../TipsAndTricks lhe mostra algumas dicas de melhoramento se, mesmo após ler este texto ainda estiver preocupado com a vida útil de seu dispositivo de armazenamento.

Se você ainda assim precisar da swap para um "suspend-to-disk", por exemplo, então é possivel criar um arquivo swap e não usá-lo como espaço de troca. Isto está descrito aqui.

Outras Configurações

Quando você inicializar pela primeira vez, o wireless estará automaticamente "de pé" e usando a mesma chave e Acess Point que você definiu durante a instalação (desde que você tenha instalado via wireless). Para alterar estas configurações, você precisa editar seu arquivo /etc/network/interfaces. Veja man interfaces para maiores informações sobre este assunto, ou consulte a seguinte página:

../Wifi

Após instalar o EeePC, você pode querer Configurar o sistema para ter outras coisas funcionando, como a webcam e algumas melhorias no Xorg

Obtendo Ajuda

Se você tiver problemas, por favor, junte-se a nós no #debian-eeepc em oftc, ou pergunte na lista.