Differences between revisions 1 and 4 (spanning 3 versions)
Revision 1 as of 2008-04-12 16:07:35
Size: 4173
Editor: ?RobsonCardoso
Comment:
Revision 4 as of 2009-03-16 03:34:11
Size: 4196
Editor: anonymous
Comment: converted to 1.6 markup
Deletions are marked like this. Additions are marked like this.
Line 1: Line 1:
[[TableOfContents]] <<TableOfContents>>
Line 3: Line 3:
'''Traduções:''' [:DebianEeePC/FAQ:Inglês] [:DebianEeePCFrench/FAQ:Francês] '''Traduções:''' [[DebianEeePC/FAQ|Inglês]] [[fr/EeePC/FAQ|Francês]]
Line 7: Line 7:
 * Veja [:DebianEeePC/HowTo/Install] para saber como instalar o Debian em seu Asus Eee PC.
 * Veja [:DebianEeePC/HowTo/Troubleshooting] para respostas a problemas que surgirem da instalação inicial & configuração do Debian no Eee.
 * Veja [:DebianEeePC/HowTo/Upgrade] após uma atualização.
 * Veja [:DebianEeePC/TipsAndTricks] para ter várias perguntas respondidas, antes mesmo de perguntá-las.
 * Veja [[DebianEeePC/HowTo/Install]] para saber como instalar o Debian em seu Asus Eee PC.
 * Veja [[DebianEeePC/HowTo/Troubleshooting]] para respostas a problemas que surgirem da instalação inicial & configuração do Debian no Eee.
 * Veja [[DebianEeePC/HowTo/Upgrade]] após uma atualização.
 * Veja [[DebianEeePC/TipsAndTricks]] para ter várias perguntas respondidas, antes mesmo de perguntá-las.
Line 15: Line 15:
 Não fizemos. O ["DebianEeePC"] é Debian puro. É um projeto CustomDebian para fazer o Debian funcionar otimizado no Eee. Nosso [:DebianEeePC/Repository:repositório] mantém somente alguns pacotes dos quais ainda não podem estar no mainstream Debian por algum motivo.  Não fizemos. O [[DebianEeePC]] é Debian puro. É um projeto CustomDebian para fazer o Debian funcionar otimizado no Eee. Nosso [[DebianEeePC/Repository|repositório]] mantém somente alguns pacotes dos quais ainda não podem estar no mainstream Debian por algum motivo.
Line 27: Line 27:
 O objetivo é prover uma instalação básica simples e deixar o usuário decidir o que ele quer adicionar. Um teste em 10 de Abril de 2008 com [:DebianEeePC/HowTo/Install:base install], [:DebianEeePC/Software/#"Means to save disk space":e com arquivos de pacotes limpos e tratados com localepurge] ocuparam 401MB de espaço em disco.  O objetivo é prover uma instalação básica simples e deixar o usuário decidir o que ele quer adicionar. Um teste em 10 de Abril de 2008 com [[DebianEeePC/HowTo/Install|base install]], [[DebianEeePC/Software/#"Means to save disk space"|e com arquivos de pacotes limpos e tratados com localepurge]] ocuparam 401MB de espaço em disco.
Line 33: Line 33:
 Sim, Veja ["DebianEeePC/HowTo/InstallOnSDcardOrUsbStick"].  Sim, Veja [[DebianEeePC/HowTo/InstallOnSDcardOrUsbStick]].
Line 36: Line 36:
 Provavelmente sim. (ToDo: teria de ser testado.) Espere a mesma confusa troca de nomes dos dispositivos como descrito em [:DebianEeePC/HowTo/InstallOnSDcardOrUsbStick:instalando em mídia flash USB]. Você provavelmente terá que [:DebianEeePC/HowTo/InstallOnSDcardOrUsbStick#"Fixing GRUB configuration and /etc/fstab":alterar a instalação antes do boot] conforme descrito lá.  Pode. Espere a mesma confusa troca de nomes dos dispositivos como descrito em [[DebianEeePC/HowTo/InstallOnSDcardOrUsbStick|instalando em mídia flash USB]]. Você terá que [[DebianEeePC/HowTo/InstallOnSDcardOrUsbStick#"Fixing GRUB configuration and /etc/fstab"|alterar a instalação antes do boot]] conforme descrito lá. No grub, você pode teclar 'e' e mudar o disco do qual o kernel será lido.
Line 45: Line 45:
 O sistema Debian eeepc lhe dá toda a liberdade para instalar/desinstalar os pacotes que você quiser. Use o apt-get ou aptitude para tal fim. Como sugestão de pacotes leves veja ["DebianEeePC/Software"]. ["DebianEeePC/TipsAndTricks"] lhe dá instruções de como deixar seu sistema menor, como apagando pacotes obsoletos e localepurge.  O sistema Debian eeepc lhe dá toda a liberdade para instalar/desinstalar os pacotes que você quiser. Use o apt-get ou aptitude para tal fim. Como sugestão de pacotes leves veja [[DebianEeePC/Software]]. [[DebianEeePC/TipsAndTricks]] lhe dá instruções de como deixar seu sistema menor, como apagando pacotes obsoletos e localepurge.
Line 48: Line 48:
Suas perguntas serão bem-vindas em nosso canal IRC #debian-eeepc em oftc (irc://irc.oftc.net/#debian-eeepc) ou na [http://alioth.debian.org/mail/?group_id=31309 lista de e-mails]. Por favor, leia as informações dadas em nosso wiki antes. Sinta-se a vontade em voltar depois e editar o wiki, se sua resposta não for encontrada aqui. Suas perguntas serão bem-vindas em nosso canal IRC #debian-eeepc em oftc (irc://irc.oftc.net/#debian-eeepc) ou na [[http://alioth.debian.org/mail/?group_id=31309|lista de e-mails]]. Por favor, leia as informações dadas em nosso wiki antes. Sinta-se a vontade em voltar depois e editar o wiki, se sua resposta não for encontrada aqui.

Traduções: Inglês Francês

Perguntas Mais Freqüentes

Por que vocês fizeram outro fork do Debian para adaptá-lo ao Asus EeePC?

  • Não fizemos. O DebianEeePC é Debian puro. É um projeto CustomDebian para fazer o Debian funcionar otimizado no Eee. Nosso repositório mantém somente alguns pacotes dos quais ainda não podem estar no mainstream Debian por algum motivo.

Eu preciso de uma partição swap?

  • Não necessariamente. O sistema trabalha bem sem ela. O instalador tentará lhe convencer que você precisa de uma, mas você quem decide. Colocando mais RAM em seu Eee é a melhor opção ao invés da swap.

E quanto ao hibernar, se eu não tenho swap?

  • O modo hibernar não funcionará sem ela.

Quanta memória RAM eu preciso?

  • Experimente. Você ficará surpreso com o quanto você pode fazer com 512MB. No entanto, RAM é barato e não consome tanta energia. Então, se você puder fazer um upgrade para 1GB ou 2Gb, certamente valerá a pena.

Quanto espaço em disco a instalação ocupa?

  • O objetivo é prover uma instalação básica simples e deixar o usuário decidir o que ele quer adicionar. Um teste em 10 de Abril de 2008 com base install, ?e com arquivos de pacotes limpos e tratados com localepurge ocuparam 401MB de espaço em disco.

Eu preciso da partição EFI ou é seguro apagá-la?

Posso fazer uma instalação de teste em uma mídia removível sem precisar mudar o SO atual?

Posso instalar em um disco rígido externo USB?

Posso colocar o instalador em um disco rígido externo e começar a instalação a partir dele?

  • Se você pretende usar seu drive no modo “superfloppy” (i.e. sem tabela de partição etc.) deve funcionar. Mas quem vai querer? Pressione <esc> na inicialização e selecione seu drive externo do qual você quer dar o boot, se você quiser.

Posso instalar a partir de um drive de CDROM?

  • Não há razão para isso não funcionar. FixMe: Por favor, teste e reporte, nós precisamos detalhes sobre isso.

Meu sistema ocupa muito espaço no flash drive. Como posso deixá-lo menor?

  • O sistema Debian eeepc lhe dá toda a liberdade para instalar/desinstalar os pacotes que você quiser. Use o apt-get ou aptitude para tal fim. Como sugestão de pacotes leves veja DebianEeePC/Software. DebianEeePC/TipsAndTricks lhe dá instruções de como deixar seu sistema menor, como apagando pacotes obsoletos e localepurge.

Onde posso encontrar ajuda?

Suas perguntas serão bem-vindas em nosso canal IRC #debian-eeepc em oftc (irc://irc.oftc.net/#debian-eeepc) ou na lista de e-mails. Por favor, leia as informações dadas em nosso wiki antes. Sinta-se a vontade em voltar depois e editar o wiki, se sua resposta não for encontrada aqui.

Onde está o FAQ?

  • Este é o FAQ! Por que não o leu antes de perguntar?