Programando para o vtd-br

A implantação envolve três fases distintas e consecutivas. Na primeira, desenvolveremos o suporte para acessar on-line os registros, fazendo consultas, edições, adições e votação.

Na segunda, o vtd-br deverá ser portado para uso off-line. Desenvolveremos os pacotes necessários.

Na terceira fase, procuraremos desenvolver soluções para integrar todo o time de tradução da Debian para o português brasileiro ao vtd-br. Esta será planejada após concluída as duas primeiras fases.

Fase 1: vtd-br na WWW

Nosso ponto de partida é um sofware chamado glossword (uma sugestão do colega Miguel (cf. a mensagem em http://lists.debian.org/debian-l10n-portuguese/2004/10/msg00119.html).

O glossword pode ser acessado em:

http://glossword.info/index.php

http://sourceforge.net/projects/glossword

O software está sendo portado para Debian. Para testá-lo, adicione as linhas

deb http://www.marciotex.pro.br/debian experimental main

deb-src http://www.marciotex.pro.br/debian experimental main

ao seu sources.list. Após, rode

apt-get update

apt-get install glossword (para instalar o binário)

apt-get source glossword (para baixar os fontes)

ou, se preferir, acesse diretamente os arquivos a partir das urls indicadas. O mantenedor do pacote agradece por toda contribuição que lhe seja enviada para melhorar o estado do pacote e do programa.

Devemos adicionar a este software a capacidade de votação nos registros, o que envolve uma correção (patch) considerável. Devemos, ainda, adicionar o suporte a sqlite (originalmente, apenas mysql é suportado), uma estratégia para execução da segunda fase de implantação apontada acima (sqlite é uma sugestão do colega kov, cf. em http://lists.debian.org/debian-l10n-portuguese/2004/10/msg00060.html).

Estas duas tarefas estão órfãs. Você conhece -- ou, se não conhece quer conhecer -- php+*sql+como fazer pacotes .deb? Seja bem-vindo: junte-se a nós. Precisamos de voluntários.

Nós estamos em fase inicial. O projeto pode ser alterado. Se você tem sugestões sobre como poderíamos implantar o vtd-br, fale conosco na l10n.