Differences between revisions 9 and 10
Revision 9 as of 2018-02-08 01:16:20
Size: 2639
Editor: ?tassia
Comment:
Revision 10 as of 2018-02-08 14:44:06
Size: 2640
Editor: PauloSantana
Comment:
Deletions are marked like this. Additions are marked like this.
Line 17: Line 17:
==== Apredizado ==== ==== Aprendizado ====

Campanha para atrair novos colaboradores

De tempos em tempos recebemos mensagens na lista de tradutores brasileiros com pedidos de informações sobre como colaborar com as traduções. A resposta padrão era indicar a documentação do time de tradução, na intenção de que a pessoa em seguida começasse a traduzir. Mas, dado o número de potenciais colaboradores que por um motivo ou outro não seguiam trabalhando com a equipe, concluímos que essa resposta era ineficaz.

Em 2018 tentaremos uma nova estratégia, com o intuito de incentivar e trabalhar em solidariedade com qualquer pessoa que tenha interesse em colaborar, independente do seu conhecimento/habilidades, técnicas e/ou sociais.

Ações

No dia-a-dia

Comunicação

Falar de 1 pra N pode ser intimidante, principalmente para novatos(as). Tentaremos criar espaços de interação 1 pra 1, seja por email, IRC, telegram, signal, sinal de fumaça... certamente acharemos um meio que funcione! O importante é saber que tem alguém do outro lado da linha disposto a saber das suas dificuldades e te acompanhar na descoberta do seu caminho de contribuição.

Basta mostrar interesse e indicar o seu contato: nós retornaremos!

Aprendizado

Leitura de longas páginas de documentação não é pra todo mundo, ainda mais sozinho(a). Pensando nisso, vamos tentar acompanhar melhor os(as) novatos(as) no seu processo de iniciação, até que eles se sintam autônomos pra seguirem sozinhos(as) (e apostamos que não demora muito!). Neste processo pretendemos revisar nossos tutoriais e quem sabe criar novos materiais didáticos.

Comunidade

Pra que o espírito de equipe esteja sempre ativo, tentaremos estar sempre presentes no IRC e promover encontros de tradução remotos, ou presenciais, sempre que possível. Muitos de nós funciona melhor em grupo (e isso não vale só pra iniciantes!), então vamos aproveitar do potencial do time.

Retroativamente

Estamos contactando pessoalmente quem enviou mensagem de interesse à lista no passado. Tentaremos re-ativar seu interesse e oferecer-lhes o suporte necessário para que consigam de fato contribuir para o projeto.

Se este é o seu caso, e ainda não te contactamos, não precisa esperar! Com uma nova mensagem de interesse, você entra no topo da fila ;-)

Dúvidas, comentários, outras idéias?

Não hesite em contactar Paulo, Tássia, ou a equipe brasileira, pelo IRC #debian-l10n-br ou lista de discussão.

E mãos à obra!