Guia de Boas Práticas - Equipe de Tradução do Brasil

Apresentação

Este guia visa orientar a colaboração entre os interessados no processo de tradução realizado pela comunidade Debian no Brasil. Além disso auxiliará na comunicação entre os tradutores e demais interessados.

Código de Conduta do Projeto Debian

O Código de Conduta descreve preceitos e valores definidos pela comunidade como sendo o correto a seguir. Eles estão disponíveis em https://www.debian.org/code_of_conduct.pt.html e devem ser estudados para orientar o comportamento dos membros da comunidade. Seus principais pontos são:

  1. Seja respeitoso(a)
  2. Suponha boa fé
  3. Seja colaborativo(a)
  4. Tente ser conciso(a)
  5. Esteja aberto(a)
  6. Em caso de problemas, use o Código de Conduta como referência

Receptividade a novos colaboradores

Não assuma nenhum conhecimento prévio de um novo colaborador. Pergunte sobre seu entendimento, sem julgamento de valor, apenas para ajudar da melhor forma. Facilite o processo de aprendizado. Ajude o outro a avançar no seu percurso de contribuição.

Novos colaboradores não devem ser vistos como um peso, mas sim como um investimento na nova geração da equipe.

Se você não está disponível para ajudar, recomende o novato para outros membros da equipe.

Avanço das revisões

O processo de revisão não avança automaticamente de um estado para outro apenas por tempo. Você deve sempre esperar que seu arquivo seja revisado pelo grupo, e só então avançar para o próximo passo. Isso aumenta a qualidade das traduções.

Arquivos po-debconf

Para tradução de arquivos po, leia também sobre práticas específicas em https://wiki.debian.org/Brasil/Traduzir/DebConf/Exemplo, na seção Etiqueta.

Padrão de comunicação na lista de discussão

Os itens abaixo são recomendações para que a comunicação seja fluida. Desta forma será possível evitar ruídos nas trocas de mensagens e evitar prejuízos nos trabalhos.

Não é recomendado envio de e-mail em formato HTML

Além do fato do tamanho da mensagem ser relativamente maior do que e-mails escritos em formato de texto puro, dois motivos para se evitar o uso de e-mails no formato HTML são:

1. Evitar que as mensagens sejam pegas por anti-spam; e

2. Muitos clientes de e-mail não são compatíveis com o formato HTML.

Mantenha a thread

Todos os e-mails relativos a um mesmo pacote ou página web devem ser respostas a um e-mail anterior sobre o pacote em questão (exceto o primeiro e-mail).

Limite linhas a 80 caracteres

Quebre as linhas dos e-mails (e arquivos de tradução) no máximo na coluna 80, para caber em um terminal ou emulador de terminal.

Notificações sobre comportamentos

Novos colaboradores, eventualmente, poderão ser orientados por membros mais experientes sobre sua conduta no trabalho com a equipe. Este procedimento de correção de conduta é algo que deve ser encarado de maneira madura, assumindo boa fé, em prol da melhoria do trabalho em equipe.

Em geral, sugerimos que visitantes ou colaboradores esporádicos devem ser poupados de notificações de comportamento publicamente, para que isto não interfira negativamente na sua motivação para contribuir. A recomendação é de que primeiramente a pessoa que se enquadre nas características citadas anteriormente seja abordada e orientada em particular.

Somos um time e como tal consideramos boas todas as formas de colaboração entre os tradutores.