Discussões livres sobre o Projeto Curso Livre

Esse é um espaço para deixar registrados idéias, discussões e argumentos. Por favor, separem os tópicos com linhas horizontais (---- no wiki) e identifiquem-se.


Caros, não se assustem... Periodicamente estarei movendo partes da discussão para a página Discussões Passadas, mantendo nessa página apenas as discussões atuais. Não é nenhum tipo de censura, é apenas para manter esse espaço (mais ou menos) organizado. :-)


Curso ou cursos?

Com base nas discussões anteriores (ver Discussões Passadas) parece que concordamos na divisão do curso em pelo menos dois níveis: um básico e um "avançado". Gostaria de propor então a utilização dos nomes "usuário" e "administrador" para os dois níveis. E cada nível desse estaria subdividido em mais duas partes, uma "geral" ou básica e uma "específica" (avançada? não gosto do termo...). Então a coisa toda ficaria mais ou menos assim:

Dependendo do tamanho os cursos "básicos" poderão ser divididos, ex. básico 1, básico 2. Se houver uma concordância em relação a essa organização, podemos começar a organizar os conteúdos pensando nesses cursos.


Metodologia

Gostaria de propor a seguinte forma de organização do curso e do aprendizado:

Cada "curso" é organizado na forma de "sessões de aprendizagem" (no popular: "aulas"). Uma sessão de aprendizagem é composta por um material de leitura para o aluno, slides para o professor, um "guia" do professor, e uma proposta de atividade prática. Seria interessante haver uma padronização no tamanho de cada um desses itens. Detalhando um pouco mais cada item teríamos:

A idéia é que no início de cada aula o professor apresente os conteúdos e objetivos da aula, prossiga com a explicação dos conteúdos e em seguida acompanhe a execução dos roteiros de atividades. Ao final da aula ele poderá tirar dúvidas / resolver alguns exercícios/atividades que considera mais importantes. Proposta de organização do tempo: 40% para apresentação/explicação, 40% para as atividades práticas e 20% para a resolução de exercicios/considerações finais. A excessão ficaria por conta da primeira aula, que deve ter caráter mais "téorico" e deve apresentar o que será tratado durante o curso, como funcionarão as aulas, etc...

Se as conseguirmos mantermos as sessões de aprendizagem "auto-contidas". ou "modulares", ou seja, mantendo-as mais ou menos independentes em relação as outras, isso vai facilitar a adaptação do curso à turma ou situação onde ele será ministrado. Exemplo: para um curso para quem nunca usou um computador, uma sessão de aprendizagem poderia abordar o uso do mouse, do teclado, disquete, etc, já para um curso onde os alunos já usam computadores, essa aula poderia ser simplesmente "pulada".


Metodologia (parte II)

A metodologia exposta acima procura casar um boa dose de teoria com bastante prática, tendo como figura coordenadora desse processo todo o professor. No entanto, embora as aulas presenciais sejam o ponto central desse modelo, no futuro podemos pensar na substituição das aulas presenciais por encontros "virtuais" (irc, por exemplo). Mas isso é um assunto a ser tratado beeemmm mais pra frente....


Conteúdos

Aproveitando o espaço, precisamos começar e pensar em uma ementa/conteúdo do(s) curso(s).... Acrescentem suas sugestões de conteúdo abaixo:


Resumo de possíveis conteúdos:

 * Noçoes do que sao diretórios, arquivos, programas, sistema operacional
 * Como criar, manipular, remover arquivos e diretórios
 * Internet, meios construtivos de se usar o google, e outras ferramentas disponíveis
 * Instalaçao de aplicações com ajuda do apt, ou outras ferramentas (nada de compilação aqui)

 O que não pode faltar são explicações básicas do tipo:

 * Montagem e desmontagem de devices(cdrom,disquete,pendrive,câmeras)

 * O que é o GNU/Linux
 * O que é o Gnome
 * Arquivos e Pastas
 * Pasta do usuário (diretório HOME)
 * Criando, apagando, movendo e renomeando pastas e arquivos
 * Copiando arquivos/pastas para disquete, pendrive, CD-ROM, etc (talvez rede tb)
 * Iniciando aplicações (menu/painel)
 * Janelas (conceito, minimizar/maximizar/alternar/fechar, foco, etc)
 * Painel (ou painéis) e área de trabalho
 * Desligando o computador (parece óbvio, mas...)