Perguntas e Respostas sobre a Comunidade
Este item é uma proposta e está em desenvolvimento, podendo ser alterado a qualquer momento, sem prévia notificação.
O que é um GUD?
GUD é a abreviação para Grupo de Usuários Debian. Representa a comunidade envolvida, os voluntários, desenvolvedores ou não, que colaboram das mais variadas maneiras com o Projeto Debian e a Aliança Debian-BR.
O que é DUG?
DUG é a versão em inglês de GUD, significa Debian User Group.
O que é Aliança Debian Brasil?
É a proposta de nome para chamar todas as comunidades Debian que participam do Projeto Debian Brasil.
Qual o correto, Comunidade ou Projeto?
A Comunidade engloba voluntários e usuários, gente que trabalha gerando material e gente que apenas usa.
Projeto Debian Brasil é a maneira planejada e organizada de agir em conjunto para desenvolver algo, seja ferramenta, documentação e/ou evento.
Quais as diretrizes de comportamento na comunidade?
Bom senso, respeito, antecipar as conseqüências de uma frase ANTES de divulgar. Existe uma regra mínima oficial de conduta em listas de discussão Debian. Bem mais abrangente, existe uma boa proposta de Diretriz para Comunidades Debian para orientação.
Quais as características da comunidade Debian?
Como outros grupos humanos, existe uma cultura própria e você precisa conhecê-la para avaliar se lhe será bom participar e se integrar a ela, se você estará alinhado com a cultura vigente. Você pode iniciar lendo algumas páginas como Porque Debian para desenvolvedores, Debian para colaboradores não programadores, o estudo científico sobre a organização social Debian,
Como está estruturado o Projeto Debian (mundial)?
A estruturação do Projeto Debian tem organização definida com atribuições de responsabilidades e comprometimentos.
O Projeto Debian é bem formalizado e possui um Contrato Social Debian, uma Constituição Debian, uma Política Debian para Desenvolvimento, que definem processo decisório e as Votações Debian mais importantes com estabilidade e segurança institucional, objetivando distribuir sistemas operacionais e aplicativos livres.
O Projeto Debian Brasil é uma meritocracia?
Sim. O Projeto Debian Brasil é uma meritocracia.
'NÃO' é uma democracia, não é uma sociocracia, tão pouco uma oclocracia e muito menos uma anarquia.
Conta com a participação de todos para não se transformar numa burocracia, nem em uma oligarquia.
Numa meritocracia, não são todos iguais no início. Têm iguais oportunidades de conquistar o direito de decidir. O participante precisa conquistar o direito de ter suas opiniões consideradas, conforme descrito em outro tópico.
Como é o processo decisório no Projeto Debian Brasil?
- Em questões definidas em outros documentos do Projeto Debian (Contrato Social, Constituição, Política Debian para Desenvolvimento, Votações Debian, Definição Debian de Software Livre) segue as orientações do Projeto Debian, para estabilidade institucional.
- Em questões definidas por Times de Trabalho, Comitês Técnicos, específicos no Projeto Debian, segue as orientações desses.
Em questões não definidas naqueles documentos ou pelos Times e Comitês, segue princípios da meritocracia, através das estruturas formais do Projeto Debian.
Previa e publicamente:
Precisa demonstrar comprometimento com os ideais e objetivos do Projeto Debian.
- Precisa demonstrar capacidade e conhecimento do assunto específico para atuar sobre as proposições.
- Precisa demonstrar fundamentação de opiniões objetivas sobre os assuntos propostos.
Precisa considerar em amplo espectro as implicações dos assuntos propostos.
Aqui se depreende que dadas a cultura e condições expostas, existe um conjunto de círculos concêntricos no fluxo de processo decisório. Dependendo do assunto e decisões, as questões podem OU NÃO fluirem até círculos mais externos.
Desenvolvedores Debian ativos > Mantenedores Debian ativos > Colaboradores formais ativos > Colaboradores informais ativos > Colaboradores ocasionais > Usuários ativos.