Organização da Plenária Debian

Requisitos

Participantes da mesa

  1. Paulo Henrique de Lima Santana (Curitiba)
  2. João Eriberto Mota Filho (Brasília)

Texto para submissão

Texto que será inserido na submissão de proposta do FISL14.

Resumo

Durante vários anos a Comunidade Debian Brasil organiza o seu encontro anualmente durante o FISL. Estaremos mais uma vez presentes com o objetivo principal de discutir diversas formas de trazer mais pessoas para a Comunidade, sejam elas desenvolvedores, não-desenvolvedores, tradutores, etc. Para isso apresentaremos a situação atual da Comunidade e mostraremos como contribuir de forma prática para o Projeto.

Propostas

Durante vários anos a Comunidade Debian Brasil organiza o seu encontro anualmente durante o FISL. Estaremos mais uma vez presentes com o objetivo de discutir a atual situação da Comunidade Debian Brasil. Faremos um breve histórico do que aconteceu até agora, para que todos os participantes presentes possam se inteirar dos assuntos. Depois começaremos a planejar as ações para o futuro como por exemplo como atrair novos contribuidores para o Projeto Debian, sejam eles desenvolvedores, não-desenvolvedores, tradutores, etc. Discutiremos um plano para ter mais brasileiros envolvidos no Debian, usando um esquema de "mentoring". Vamos discutir a participação da comunidade em eventos futuros que acontecem no Brasil, principalmente na organização do DebianDay que acontece todos os anos.

Assim, todos terão a oportunidade de saber o quanto o Debian é importante no ecossistema do software livre (e consequentemente o quanto alguém se beneficia de poder botar no currículo que participa do Debian). Também ressaltaremos como o Debian é aberto a colaborações e que a grande maioria das coisas nas quais você pode começar não precisa de permissão de ninguém, é só ir lá e fazer. Além de apresentarmos quais são as diferentes formas de colaborar com o Debian, e como descobrir quais são essas coisas que você pode simplesmente ir lá e fazer.

Todos os participantes terão a oportunidade de falar e encaminhar sugestões que busquem envolver mais pessoas na Comunidade Debian Brasil.

Roteiro

Brainstorm na lista de discussão

Terceiro sugeriu:

Valéssio sugeriu:

Dia, horário e sala (após aprovação)