Rascunho da proposta em como será a maratona de empacotamento Hackathon Debian no FISL 14.

Pre-FISL

Objetivo desta hackathon é ajudar o Debian empacotando softwares que não estão ainda não empacotados no Debian, contribuir com pacotes existentes ou adotar um pacote órfão. Recomendação de leitura antes do FISL.

- Texto do Terceiro Participando do projeto Debian - como começar

- Palestra do Eriberto Empacotamento de software no Debian GNU"

Se está você está começando agora, leia o que puder e procure um pacote ou um software para participar da maratona. Recomendo começar com um programa pequeno ou simples. Caso não tenha se identificado com algum time de empacotamento como o Terceiro comenta em seu texto, pode conversar comigo antes ou durante a maratona que posso ser o co-mantenedor ou fazer uma revisão antes de ser enviado por você para o Debian.

Existe muitos bugs nos pacotes que são fáceis de resolver: arquivo de licenças desatualizado, faltando página de manual, link quebrado do arquivo debian/watch, etc. Também no começo evite pacotes desenvolvidos em linguagens de programação que você não tem familiaridade, exceto se quiser aprendê-la.

Não precisa esperar a maratona, pode começar antes do evento.

Durante o FISL

Estaremos a maior parte do FISL na área de grupo de usuários trabalhando nos pacotes, pode me procurar por lá. Também está nos planos raptar os Desenvolvedores Debian que estarão por lá para ajudar-nos com os possíveis pacotes ?http://wiki.debian.org/NonMaintainerUpload.

No evento terá a Oficina do Hélio Loureiro de "criação de pacotes Debian". Veja a programação do evento para saber mais.

Caso tenha dúvida, procure-nos nas listas de discussão. Idéias, altere esta página. Ela é para isso. :)