Differences between revisions 33 and 34
Revision 33 as of 2020-08-01 16:43:02
Size: 11012
Comment:
Revision 34 as of 2020-08-03 20:41:45
Size: 10999
Editor: VitorGuia
Comment: subistitui o link da nuvem pelo gitlab
Deletions are marked like this. Additions are marked like this.
Line 71: Line 71:
  * Descrição: Apresentar o projeto Kiosk EcoEdu, relacionando software livre, inclusão digital na educação e "lixo" eletrônico, além de incentivar e orientar professores e alunos a reproduzirem a projeto. No cenário em que 39% dos estudantes de escolas públicas não tem dispositivos computacionais e a StEP faz previsão que até 2050 teremos 110 milhões de toneladas de "lixo" eletrônico o projeto Kiosk !EcoEdu aponta software livre com uma solução. O projeto foi construindo usando computadores que iriam para o lixo e foram recondicionados, também usa software livres como o sistema operacional Debian e o software educacional GCompris. fotos: https://cloud.vitor.guia.nom.br/s/58JgR55nd7pnygE   * Descrição: Apresentar o projeto Kiosk EcoEdu, relacionando software livre, inclusão digital na educação e "lixo" eletrônico, além de incentivar e orientar professores e alunos a reproduzirem a projeto. No cenário em que 39% dos estudantes de escolas públicas não tem dispositivos computacionais e a StEP faz previsão que até 2050 teremos 110 milhões de toneladas de "lixo" eletrônico o projeto Kiosk !EcoEdu aponta software livre com uma solução. O projeto foi construindo usando computadores que iriam para o lixo e foram recondicionados, também usa software livres como o sistema operacional Debian e o software educacional GCompris. https://gitlab.com/vitoranguia/kiosk-ecoedu

Debian Day Brasil 2020 online

O que é o Debian Day

Todos os anos no dia 16 de agosto (ou no sábado mais próximo) comunidades ao redor do mundo organizam nas suas cidades o Debian Day com o objetivo de celebar o aniversário do Debian, sendo um dia totalmente dedicado a divulgação e contribuições ao Projeto.

Devido a pandemia do COVID-19, a comunidade Debian Brasil promoverá nos dias 15 e 16 de agosto um evento totalmente online com palestras e oficinas realizadas por pessoas da comunidade. Veja mais detalhes na programação abaixo.

Data e horário

  • Data: 15 e 16 de agosto de 2020
  • Horário: 15:00h às 19:30

Onde assistir

Nos canais Debian Brasil:

Programação das atividades

Sábado 15/08

  • 14:45 - Abertura do dia.
    • Daniel Lenharo & Paulo Henrique de Lima Santana

  • 15:00 - Palestra - Debian no Windows com WSL 2? Como? Por que?

    • Descrição: O Windows Subsystem for Linux 2 trás um Kernel Linux completo para dentro do Microsoft Windows, o que possibilita uma distro Debian rodar nessa tecnologia de forma muito transparente. Mas por que? Como isso funciona? O que eu ganho com isso? O que a Microsoft ganha com isso? Nessa talk apresento as diferenças entre o WSL e WSL 2, o que foi preciso para ter o Debian rodando no WSL 2, as iniciativas de contribuição em comunidades open source da Microsoft ❤️ Linux e casos de uso.
    • Matheus Castello: Cientista da Computação atuando nas áreas de sistemas embarcados, IoT, Docker Containers e Linux. Kernel Linux developer, colaborador do projeto mainline do Kernel Linux. Embedded Software Developer na Toradex. "?YouTuber" e colaborador de comunidades de open source nas horas vagas.

  • 16:00 - Palestra - Alimentação na DebConf19: As lições que aprendi sobre trabalho em equipe.

    • Descrição: Atuei como responsável na alimentação da DebConf19 que aconteceu em Curitiba em 2019. Isso significa que fui o ponto focal para a alimentação regular de almoço/jantar, lanche a tarde, churrasco de encerramento, Cheese and Wine Party e o Conference dinner. Antes e durante o evento pude aprender várias lições sobre trabalhar em equipe que podem ser aplicadas em qualquer contexto envolvendo pessoas. Nesta palestra vou contar um pouco como foi fazer esse trabalho, as dificuldades, pontos positivos e lições aprendidas.

    • Adriana Costa: Graduada em Publicidade e Propaganda (UFMT) e Desenvolvimento de Sistemas para Internet (IFMT), Mestra em Ciência da Computação (PUCRS). Profissionalmente atuo como Analista de Sistemas, colaboro com o Software Livre auxiliando na organização de eventos da área e revisão de textos.

  • 17:00 - Palestra - Debian GNU/Linux el padre de casi todas las distribuciones.

    • Descrição: En la presente charla se mostrará una pequeña introducción de que es Debian GNU/Linux, quien fue Ian Murdock, porque se le puso el nombre Debian, cuales son sus directrices, porque se transformó en la distribución en la cual se basan la mayoría de las distribuciones y cuales son las principales distros basadas en Debian. A tener en cuenta: Charla en Español debido a que soy de Argentina y no hablo Portugués.
    • Rodrigo Gastón Manresa: profesor, nacido en la ciudad de Salta (Argentina), estudió en Buenos Aires donde egresó de la Universidad Tecnológica Nacional con los títulos de Profesor en Disciplinas Industriales - Analista de Sistemas de Computación y de la Universidad Abierta Interamericana como Analista Programador; posee tres pos-títulos, una Especialización Superior en Educación Tecnológica, una Especialización Docente de Nivel Superior en Educación y TIC y otra Especialización Docente de Nivel Superior en Políticas y Programas Socioeducativos. Actualmente se encuentra cursando la Maestría en Dirección de Tecnologías de la Información y la Diplomatura en Seguridad Informática.

  • 17:30 - Palestra - Linux here we go!

    • Descrição: A ideia da palestra será uma atualização de um artigo que escrevi a anos https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Linux-ai-vamos-nos. Nesse artigo contei a minha saga em utilizar Linux. Inclusive no artigo está que eu escolhi a versão Fedora. Porém desde 2015 com o lançamento do Debian "Jessie" minha distribuição é Debian. Isso inclusive é devido a um projeto que participei a muito tempo atrás chamado Mente Binária, onde inclusive contribui com o projeto PEV. Então quero contar como foi todo esse processo onde utilizei muitas distribuições como (Kurumin, Conectiva 8 (aquele do CD), slackware, suse, ubuntu, fedora e finalmente Debian).

    • Tiago Zaniquelli: Sou desenvolvedor, com 16 anos de experiência. Atuei com as mais diversas tecnologias (Angular, C#, Delphi, Java, Python, PHP, VB6, Mysql, Oracle, SQL Server, GIT, TFS, entre outras). Atualmente trabalho na empresa Labsoft onde estou como Líder Técnico do time de sustentação.

  • 18:00 - Oficina - Transplante de Debian real e virtual.

    • Descrição: O objetivo da oficina é permitir que se transfira uma instalação de Debian de um máquina real para uma virtual ou de uma virtual para uma real ou mesmo de duas virtuais com tecnologias diferentes de virtualização.
    • Paulo Oliveira kretcheu: Administrador de redes 20 anos. Colaborador no Debian (DM). Falante de Esperanto. Certificado LPI-C, UCP, Novell NCLA e DCTS. Pós-graduação (Auditoria e segurança). Prof. Universitário. Engenheiro Mecânico, ativista do Software Livre. Apresentador do Vídeo Blog: youtube.com/kretcheu2001

  • 19:30 - Encerramento.
    • Daniel Lenharo & Paulo Henrique de Lima Santana

Domingo 16/08

  • 14:45 - Abertura do dia.
    • Daniel Lenharo & Paulo Henrique de Lima Santana

  • 15:00 - Palestra - Como se tornar um membro oficial do Debian (DD ou DM).

    • Descrição: A palestra mostrará como um colaborador do Debian poderá se tornar um Debian Maintainer (DM) ou um Debian Developer (DD). Serão abordados assuntos como a assinatura de chaves GPG, as declarações necessárias e as provas a serem realizadas, dentre outros passos essenciais. O principal objetivo será desmistificar os processos e encorajar as pessoas que queiram participar mais a fundo no projeto. Complementarmente, serão apresentadas outras formas de colaboração para quem quer iniciar e realizar os primeiros trabalhos, visando se tornar membro oficial um dia.
    • João Eriberto Mota Filho: João Eriberto Mota Filho é Oficial de Cavalaria do Exército Brasileiro, atualmente na reserva. Foi gerente de rede e de segurança em redes no Exército por 15 anos. Foi responsável pela idealização e montagem da rede central de segurança das Olimpíadas Rio 2016. É professor de pós-graduação em diversas instituições de ensino. Autor dos livros Linux & Seus Servidores (2000), Pequenas Redes com Microsoft Windows (2001), Descobrindo o Linux (3ª edição em 2012) e Análise de tráfego em redes TCP/IP (2013). Desenvolvedor Debian. Membro do Time de Empacotamento de Ferramentas de Segurança do Debian.

  • 16:00 - Palestra - Debian Expert Install.

    • Descrição: Nessa palestra serão abordados temas relacionados ao modo de instalação avançado do Debian, Expert Install. Muitas vezes não usamos os softwares padrões sugeridos na instalação padrão do Debian e já queremos customizar nossa distro e instalar o mínimo funcional necessário possível. Portanto, essa palestra foca em guiar os usuários Debian a usurfluir dos recursos do modo avançado de instalação/customização do Debian.
    • Daniel Pimentel: Mestre em Informática, Especialista em Engenharia de Software, Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Técnico em Informática, Desenvolvedor, Guitarrista, Motociclista e Geek.

  • 16:30 - Palestra - Self-Hosting, das nuvens à palma de sua mão.

    • Descrição: Apresentação do conceito de self-hosting, possibilidades e instruções para hospedagem de serviços livres em máquinas locais rodando debian.
    • Felipe Verçosa: Entusiasta de software livre, redes e self-hosting. Faz experimentos com servidores de baixo consumo rodando serviços para si e comunidade, sonha com um mundo onde o acesso é universal e as tecnologias não são suspeitas.

  • 17:00 - Palestra - Kiosk EcoEdu

    • Descrição: Apresentar o projeto Kiosk ?EcoEdu, relacionando software livre, inclusão digital na educação e "lixo" eletrônico, além de incentivar e orientar professores e alunos a reproduzirem a projeto. No cenário em que 39% dos estudantes de escolas públicas não tem dispositivos computacionais e a StEP faz previsão que até 2050 teremos 110 milhões de toneladas de "lixo" eletrônico o projeto Kiosk EcoEdu aponta software livre com uma solução. O projeto foi construindo usando computadores que iriam para o lixo e foram recondicionados, também usa software livres como o sistema operacional Debian e o software educacional GCompris. https://gitlab.com/vitoranguia/kiosk-ecoedu

    • Vitor Guia: Militante de software e hardware livre e padrões abertos. Perito judicial, tecnólogo em analise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduando em segurança da informação

  • 17:30 - Palestra - Meu ambiente dev (samueloph).

    • Descrição: Irei apresentar rapidamente as ferramentas e configuracoes que uso no meu dia-a-dia como desenvolvedor debian.
    • Samuel Henrique: Debian Developer atuando principalmente no time pkg-security (Security Tools Packaging Team), trabalhando como Site Reliability Engineer na área de cloud. https://wiki.debian.org/Teams/pkg-security

  • 18:00 - Oficina - Design e artes no Debian, conceito e prática.

    • Descrição: A oficina tem como proposta discutir como produzir peças de design gráfico a partir do software livre Inkscape e recursos de acesso aberto na internet. Serão apresentados alguns fundamentos do design, que servem de guia para a composição, bem como as guidelines de projetos e estúdios exemplares, para que desenvolvedores compreendam boas formas de incluir o design em seus projetos e designers entendam como adentrar esse mundo.
    • Jefferson Maier: Mestrando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduado em Design, com habilitação em Design Gráfico pela mesma universidade. Atua junto de movimentos e organizações de luta por moradia e pesquisa ocupações urbanas. Trabalha com comunicação popular, especialmente publicações impressas, utilizando software livre.

  • 19:30 - Encerramento.
    • Daniel Lenharo & Paulo Henrique de Lima Santana