Differences between revisions 23 and 24
Revision 23 as of 2020-07-30 23:54:53
Size: 1281
Editor: PauloSantana
Comment:
Revision 24 as of 2020-07-31 00:10:55
Size: 5424
Editor: PauloSantana
Comment:
Deletions are marked like this. Additions are marked like this.
Line 17: Line 17:
 * 17:00 - Palestra - Debian GNU/Linux el padre de casi todas las distribuciones - Rodrigo Gastón Manresa
 * 17:30 - Palestra - Linux here we go! - Tiago Zaniquelli
 * 18:00 - Oficina - Transplante de Debian real e virtual - Paulo Oliveira kretcheu
 * 17:00 - Palestra - Debian GNU/Linux el padre de casi todas las distribuciones
  * Descrição: En la presente charla se mostrará una pequeña introducción de que es Debian GNU/Linux, quien fue Ian Murdock, porque se le puso el nombre Debian, cuales son sus directrices, porque se transformó en la distribución en la cual se basan la mayoría de las distribuciones y cuales son las principales distros basadas en Debian. A tener en cuenta: Charla en Español debido a que soy de Argentina y no hablo Portugués.
  * Rodrigo Gastón Manresa: profesor, nacido en la ciudad de Salta (Argentina), estudió en Buenos Aires donde egresó de la Universidad Tecnológica Nacional con los títulos de Profesor en Disciplinas Industriales - Analista de Sistemas de Computación y de la Universidad Abierta Interamericana como Analista Programador; posee tres pos-títulos, una Especialización Superior en Educación Tecnológica, una Especialización Docente de Nivel Superior en Educación y TIC y otra Especialización Docente de Nivel Superior en Políticas y Programas Socioeducativos. Actualmente se encuentra cursando la Maestría en Dirección de Tecnologías de la Información y la Diplomatura en Seguridad Informática.
 * 17:30 - Palestra - Linux here we go!
   * Descrição: A ideia da palestra será uma atualização de um artigo que escrevi a anos https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Linux-ai-vamos-nos. Nesse artigo contei a minha saga em utilizar Linux. Inclusive no artigo está que eu escolhi a versão Fedora. Porém desde 2015 com o lançamento do Debian "Jessie" minha distribuição é Debian. Isso inclusive é devido a um projeto que participei a muito tempo atrás chamado Mente Binária, onde inclusive contribui com o projeto PEV. Então quero contar como foi todo esse processo onde utilizei muitas distribuições como (Kurumin, Conectiva 8 (aquele do CD), slackware, suse, ubuntu, fedora e finalmente Debian).
   * Tiago Zaniquelli: Sou desenvolvedor, com 16 anos de experiência. Atuei com as mais diversas tecnologias (Angular, C#, Delphi, Java, Python, PHP, VB6, Mysql, Oracle, SQL Server, GIT, TFS, entre outras). Atualmente trabalho na empresa Labsoft onde estou como Líder Técnico do time de sustentação.
 * 18:00 - Oficina - Transplante de Debian real e virtual.
   * Descrição: O objetivo da oficina é permitir que se transfira uma instalação de Debian de um máquina real para uma virtual ou de uma virtual para uma real ou mesmo de duas virtuais com tecnologias diferentes de virtualização.
   * Paulo Oliveira kretcheu: Administrador de redes 20 anos. Colaborador no Debian (DM). Falante de Esperanto. Certificado LPI-C, UCP, Novell NCLA e DCTS. Pós-graduação (Auditoria e segurança). Prof. Universitário. Engenheiro Mecânico, ativista do Software Livre. Apresentador do Vídeo Blog: youtube.com/kretcheu2001

Line 24: Line 32:
 * 16:00 - Palestra - Debian Expert Install - Daniel Pimentel  * 16:00 - Palestra - Debian Expert Install.
  * Descrição: Nessa palestra serão abordados temas relacionados ao modo de instalação avançado do Debian, Expert Install. Muitas vezes não usamos os softwares padrões sugeridos na instalação padrão do Debian e já queremos customizar nossa distro e instalar o mínimo funcional necessário possível. Portanto, essa palestra foca em guiar os usuários Debian a usurfluir dos recursos do modo avançado de instalação/customização do Debian.
  * Daniel Pimentel: Mestre em Informática, Especialista em Engenharia de Software, Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Técnico em Informática, Desenvolvedor, Guitarrista, Motociclista e Geek.
Line 28: Line 38:
 * 18:00 - Oficina - Design e artes no Debian, conceito e prática - jefferson maier  * 18:00 - Oficina - Design e artes no Debian, conceito e prática.
  * Descrição: A oficina tem como proposta discutir como produzir peças de design gráfico a partir do software livre Inkscape e recursos de acesso aberto na internet. Serão apresentados alguns fundamentos do design, que servem de guia para a composição, bem como as guidelines de projetos e estúdios exemplares, para que desenvolvedores compreendam boas formas de incluir o design em seus projetos e designers entendam como adentrar esse mundo.
  * Jefferson Maier: Mestrando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduado em Design, com habilitação em Design Gráfico pela mesma universidade. Atua junto de movimentos e organizações de luta por moradia e pesquisa ocupações urbanas. Trabalha com comunicação popular, especialmente publicações impressas, utilizando software livre.

Debian Day Brasil 2020 online

Atividades

Sábado 15/08

  • 15:00 - Palestra - Debian no Windows com WSL 2? Como? Por que? - Matheus Castello
  • 16:00 - Palestra - Alimentação na DebConf19: As lições que aprendi sobre trabalho em equipe - Adriana Costa

  • 17:00 - Palestra - Debian GNU/Linux el padre de casi todas las distribuciones
    • Descrição: En la presente charla se mostrará una pequeña introducción de que es Debian GNU/Linux, quien fue Ian Murdock, porque se le puso el nombre Debian, cuales son sus directrices, porque se transformó en la distribución en la cual se basan la mayoría de las distribuciones y cuales son las principales distros basadas en Debian. A tener en cuenta: Charla en Español debido a que soy de Argentina y no hablo Portugués.
    • Rodrigo Gastón Manresa: profesor, nacido en la ciudad de Salta (Argentina), estudió en Buenos Aires donde egresó de la Universidad Tecnológica Nacional con los títulos de Profesor en Disciplinas Industriales - Analista de Sistemas de Computación y de la Universidad Abierta Interamericana como Analista Programador; posee tres pos-títulos, una Especialización Superior en Educación Tecnológica, una Especialización Docente de Nivel Superior en Educación y TIC y otra Especialización Docente de Nivel Superior en Políticas y Programas Socioeducativos. Actualmente se encuentra cursando la Maestría en Dirección de Tecnologías de la Información y la Diplomatura en Seguridad Informática.
  • 17:30 - Palestra - Linux here we go!
    • Descrição: A ideia da palestra será uma atualização de um artigo que escrevi a anos https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Linux-ai-vamos-nos. Nesse artigo contei a minha saga em utilizar Linux. Inclusive no artigo está que eu escolhi a versão Fedora. Porém desde 2015 com o lançamento do Debian "Jessie" minha distribuição é Debian. Isso inclusive é devido a um projeto que participei a muito tempo atrás chamado Mente Binária, onde inclusive contribui com o projeto PEV. Então quero contar como foi todo esse processo onde utilizei muitas distribuições como (Kurumin, Conectiva 8 (aquele do CD), slackware, suse, ubuntu, fedora e finalmente Debian).

    • Tiago Zaniquelli: Sou desenvolvedor, com 16 anos de experiência. Atuei com as mais diversas tecnologias (Angular, C#, Delphi, Java, Python, PHP, VB6, Mysql, Oracle, SQL Server, GIT, TFS, entre outras). Atualmente trabalho na empresa Labsoft onde estou como Líder Técnico do time de sustentação.
  • 18:00 - Oficina - Transplante de Debian real e virtual.
    • Descrição: O objetivo da oficina é permitir que se transfira uma instalação de Debian de um máquina real para uma virtual ou de uma virtual para uma real ou mesmo de duas virtuais com tecnologias diferentes de virtualização.
    • Paulo Oliveira kretcheu: Administrador de redes 20 anos. Colaborador no Debian (DM). Falante de Esperanto. Certificado LPI-C, UCP, Novell NCLA e DCTS. Pós-graduação (Auditoria e segurança). Prof. Universitário. Engenheiro Mecânico, ativista do Software Livre. Apresentador do Vídeo Blog: youtube.com/kretcheu2001

Domingo 16/08

  • 15:00 - Palestra - Como se tornar um membro oficial do Debian (DD ou DM) - Eriberto Mota
  • 16:00 - Palestra - Debian Expert Install.
    • Descrição: Nessa palestra serão abordados temas relacionados ao modo de instalação avançado do Debian, Expert Install. Muitas vezes não usamos os softwares padrões sugeridos na instalação padrão do Debian e já queremos customizar nossa distro e instalar o mínimo funcional necessário possível. Portanto, essa palestra foca em guiar os usuários Debian a usurfluir dos recursos do modo avançado de instalação/customização do Debian.
    • Daniel Pimentel: Mestre em Informática, Especialista em Engenharia de Software, Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Técnico em Informática, Desenvolvedor, Guitarrista, Motociclista e Geek.
  • 16:30 - Palestra - Self-Hosting, das nuvens à palma de sua mão - Felipe Verçosa
  • 17:00 - Palestra - Kiosk EcoEdu - Vitor Guia

  • 17:30 - Palestra - Meu ambiente dev (samueloph) - Samuel Henrique
  • 18:00 - Oficina - Design e artes no Debian, conceito e prática.
    • Descrição: A oficina tem como proposta discutir como produzir peças de design gráfico a partir do software livre Inkscape e recursos de acesso aberto na internet. Serão apresentados alguns fundamentos do design, que servem de guia para a composição, bem como as guidelines de projetos e estúdios exemplares, para que desenvolvedores compreendam boas formas de incluir o design em seus projetos e designers entendam como adentrar esse mundo.
    • Jefferson Maier: Mestrando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduado em Design, com habilitação em Design Gráfico pela mesma universidade. Atua junto de movimentos e organizações de luta por moradia e pesquisa ocupações urbanas. Trabalha com comunicação popular, especialmente publicações impressas, utilizando software livre.