Traduções: Francês Inglês

Aumentando a vida útil da memória flash

Trata-se de uma opinião comumente aceita que dispositivos SSD só podem ser escritos um número limitado de vezes antes de ela morrer, e ao mesmo tempo que pode ter sido uma preocupação de gerações anteriores de dispositivos em que esse limite foi relativamente baixo, os modernos SSDs, como a que está no EeePC, aumenta esse número o suficiente para que durem muitos anos antes que eles morram, ultrapassando qualquer HDD. Antes de se gastar esforços monstruosos afim de aumentar a vida útil de seu SSD, considere este artigo: http://wiki.eeeuser.com/ssd_write_limit. No entanto, muitas dicas são fáceis de fazer, e, no mínimo são inofensivas, ou ainda tem outros benefícios (como gastar menos tempo fazendo IO, tornando o sistema mais responsivo), então aqui estão algumas.

Ressalva: relatime parece não funcionar no Lenny(e, portanto, no instalador). Por favor, alguém verifique se funciona no Sid.

Modo Texto

Ambiente Desktop

Se você usa o Gnome em seu EeePC, aqui estão algumas maneiras de fazer melhor uso da limitada altura da tela:

Firefox:

Opera:

KDE/Kwin:

OpenBox:

Acessando a imagem de restauração da Asus

Aqui está uma forma de como você pode acessar a imagem do sistema original Xandros anteriormente instalado em seu EeePC. Você precisará do DVD fornecido junto com a maquina, e um sistema rodando Linux com leitor de DVD e um espaço em disco de aproximadamente 2,5G (Então não tente fazer isso em seu EeePC!).

Insira o DVD e descompacte a imagem do sistema Xandros:

sudo mount /dev/dvd /media/dvd
zcat /media/dvd/P701L.gz > ~/restore.img
sudo eject /media/dvd

Agora monte a imagem do Xandros no seu desktop da seguinte forma:

sudo mount -t ext2 ~/restore.img /mnt/img -o ro,loop,offset=32256

(O offset de 63*512 = 32256 salta sobre a tabela de partições da imagem. ) O sistema de arquivos da imagem original está montado agora, somente para leitura, em /mnt/img/. Quando terminar de fuçar nela, não esqueça de desmontá-la.

sudo umount /mnt/img

Fazer uma imagem completa do disco

O instalador do Debian encontrado em DebianEeePC/Howto/Install pode ser usado para fazer uma imagem do disco e eviar via rede. Este truque pode fornecer uma forma de restaurar o sistema original do EeePC antes de tentar instalar o Debian, visto que em alguns países este DVD não é fornecido junto com o computador.

Backup

Este método usa dd e nc fornecidos pelo Instalador Debian e, outro computador localizado em sua rede local:

 nc -l -p 9000 | gzip -1 -c > ./eeepc.img.gz

dd if=/dev/sda | nc -w 5 computer_ip_adress 9000

Extraindo alguns arquivos da imagem

Nota: A primeira partição é a partição de restauração com sistema ext2, a segunda é sua partição ativa com sistema ext3. Então se quiser encontrar alguns de seus arquivos, tente procurar na segunda partição...

Restauração

Aqui está descrito o processo de restauração com o instalador Debian:

* Execute o comando de restauração:

nc -l -p 9000 | dd of=/dev/sda

zcat ./eeepc.img.gz | nc <eeepc_ip_adress> 9000

* Aguarde alguns minutos... * Reinicie o computador!

Removendo locales sem uso

Isto deve economizar muitos megabytes. Instale o pacote localepurge e selecione o locale que você usa. Então execute localepurge como root. localepurge entrará em ação automaticamente após cada execução do apt, removendo locales fora de uso.

Removendo pacotes obsoletos

Quando os arquivos de um pacote forem instalados, não precisamos mais desse pacote. Removendo eles podemos ganhar muito mais de espaço.

O mesmo pode ser feito no menu do aptitude.

Controle da velocidade do fan via software

O controle via hardware da velocidade do fan no EeePC é energeticamente insuficiente. O fan é ligado quando necessário e normalmente nunca é desligado (mesmo se a temperatura atingir seu valor normal)

Existe uma ferramenta altamente experimental que monitora a temperatura e ajusta a velocidade do fan de acordo com ela.

Foi escrito em Perl por ?RaimoRadczewski e é chamado eeepc-fancontrol. Você pode baixar do http://code.google.com/p/eeepc-fancontrol/

Você ainda precisará instalar o módulo eee.ko (http://code.google.com/p/eeepc-linux/)

Pode-se ajustar os valores editando o daemon com seu editor favorito.

""Atenção"" Não existe garantia. Funciona bem, mas lembre-se de que num processamento muito pesado o daemon pode não rodar.

Acelerando o processo de boot